Hunter Consulting

26/11/2010

Gilberto SobrinhoPerfil: Gilberto Sobrinho é o atual Diretor da Regional Campinas da ABRH-SP. Trabalha na área de RH há 17 anos, e sua formação original é em Engenharia Mecânica. Gilberto tem especialização em Recursos Humanos pela University of Michigan (USA), é Pós-Graduado em Administração de Empresas pela FAAP, e Mestre em Sistema de Gestão da Qualidade pela Unicamp. Na sua trajetória profissional, Gilberto passou pelo RH de empresas como Festo, Cofap, Danone, Cargill, Delphi, Nycomed, Avery Dennison, foi consultor na Stanton Chase (Grupo Foco) e atualmente abriu sua consultoria em Desenvolvimento Organizacional, a HD - Human Development Solutions.

No último dia 10 de novembro aconteceu o evento de lançamento oficial da ABRH-SP Regional Campinas, e a Hunter convidou o Gilberto Sobrinho - Diretor da regional - para falar sobre os desafios desta gestão, as propostas da Regional, e as vantagens de ser um associado.

Hunter: Gilberto, você foi convidado para assumir a Diretoria da ABRH Regional Campinas com grandes desafios pela frente. Quais são eles?

GIlberto: Em primeiro lugar, acredito que o maior desafio era o de reverter a imagem da ABRH aqui na região depois de um histórico difícil, e eis que começamos com o pé direito. Antes de a ABRH entrar efetivamente na região fizemos um trabalho bem detalhado de planejamento estratégico com a consultoria Dorsey & Rocha, de definição de visão, missão, valores, plano de ação e tudo mais. Sabíamos que trazer a ABRH para cá tinha que ter o apoio de muitas pessoas.

H: E na busca deste apoio, quais alianças foram estabelecidas?

G: Estabelecemos alianças concretas, com órgãos e grupos sérios, e não só de Campinas, mas de toda a região. Fizemos alianças com grupos de RH da região de Campinas, com a Amcham Campinas (Câmara Americana de Comércio), entre outros. E o sentido da aliança é transformar isso em uma comunidade única de RH, que é paralela à existência dos outros grupos, e que têm na ABRH um órgão que os apóia, e não que é concorrente.

É importante salientar que a ABRH não é mais um grupo que está se formando, e sim uma entidade que tem como missão ser um elo dos profissionais de RH com o mercado em geral. A grande finalidade da ABRH Regional Campinas é congregar toda a comunidade interessada em Gestão de Pessoas, do profissional Junior ao Sênior.

H: Quais as propostas da ABRH para a região?

G: A intenção além de aumentar nossa base de associados – o que nos assegura a sustentabilidade para o projeto-, é trazer para o associado tudo aquilo que acontece na ABRH – SP com custo zero ou muito baixo para o associado, descentralizando os eventos e as palestras que hoje ocorrem apenas na capital paulista.

Outra proposta da ABRH envolve a comunidade como um todo (não só RH), são eventos sociais que envolvem a prestação de uma série de serviços de empregabilidade – uma série de palestras, como se portar em entrevista, etc. Realizaremos o evento RH na Praça, um evento de RH ao ar livre para a comunidade, que acontece simultaneamente em todas as capitais onde a ABRH está presente, e será o primeiro evento no interior.

Além destas palestras e eventos, uma vez membro da ABRH Regional Campinas, o associado poderá usufruir de todos os arquivos e materiais dispostos na extranet do site da ABRH, participar de discussões sobre tendências, sobre legislação, etc.

H: O que efetivamente já está planejado para acontecer em 2011, em termos de eventos?

G: Já temos dois eventos planejados. Em abril do ano que vem teremos aqui o 1º Congresso de RH da ABRH Regional Campinas, serão dois dias de evento com uma série de temas específicos. Em novembro a realização do evento RH na Praça, sobre o qual já conversamos. Teremos também palestras e treinamentos durante o ano. A intenção é começar devagar para crescer de forma sustentável.

H: A Regional Campinas foi lançada oficialmente agora, mas vocês já estão há mais tempo em atividade. Que eventos já apoiaram?

G: Apoiamos uma série de eventos desde que iniciamos nossas atividades: apoiamos o evento da prefeitura CPAT no Largo do Rosário; apoiamos o Encontro de RH – 16ª Edição; O RH Positivo no Hotel Nacional Inn; o Fórum de RH de Jundiaí (AJARH); apoiamos também o Fórum de Empreendedorismo da AMCHAM. Trouxemos ainda duas palestras para discussão da portaria 1510. Recentemente houve a adesão da ABRH Campinas ao Compromisso Campinas pela Educação.

H: E para fazer tudo isso acontecer, quais são as diretorias da ABRH Campinas?

G: Temos uma série de diretorias para suportar todos estes projetos: Diretoria de Relacionamento com Associado, Diretoria de Relacionamento Institucional, Diretoria de Responsabilidade Social, Diretoria de Eventos, Diretoria de Marketing, e Diretoria dos Grupos de Estudo. Atualmente temos 4 grupos de estudo em andamento, com temas de: Coaching, R&S, T&D, e Relações Trabalhistas. O associado da ABRH pode se inscrever para participar destes grupos.

H: H: Qual o caminho para afiliar-se?

G: Através do website da ABRH-SP (www.abrhsp.org.br), lá você encontra todas as informações sobre vantagens e benefícios de ser um associado e os valores, abertos tanto à Pessoa Jurídica quanto à Pessoa Física. Qualquer pessoa interessada no tema Gestão de Pessoas pode se associar, não apenas profissionais da área.

H: Qual a mensagem final que você gostaria de deixar para os leitores?

G: Quero reforçar que nosso maior objetivo é servir como um elo dos profissionais de RH, dos grupos de RH, trazendo conceitos, conteúdo, ser um órgão de representatividade para congregar todos que se interessam pelo tema Gestão de Pessoas. Eu recomendo que os profissionais participem mais ativamente destes grupos de discussões, ativem seu networking e dividam seus conhecimentos afiliando-se a ABRH-SP Regional Campinas.